domingo, 25 de setembro de 2016

  SOFTWARE LIVRE 

Olá galerinha, hoje vamos falar sobre o movimento pelo Software Livre, espera ai! claro que vocês já ouviram falar sobre softwares, como o Windows, que é um software proprietário. Porém, contudo, no entanto o software livre é diferente, sim! ele é.

Bom, antes de exemplificar como o software livre é  diferente, vamos descobrir como surgiu o movimento pelo software livre, citado no inicio deste texto. Basicamente o programador Richard Matthew Stallman constatou que os direitos autorais dos softwares proprietários negavam acesso ao código de fonte dos programas e, ele precisava desses códigos para fazer copias de alguns programas. Dai em diante galerinha, vocês podem imaginar o que aconteceu, o cara começou a lutar para que esse código fosse livre e dai surgi também a ideia de software livre.

Mas, por que o software livre é diferente do software proprietário, Cris? Então meus pequeninos, na verdade, na verdade ter um software livre não necessariamente significa que não pagaremos por ele, até podemos não pagar, mas como já disse, isso não é obrigatório. Quando eu utilizo um software livre poderei fazer copias de programas e disponibilizá-las. Entenderam, o software é meu, eu tenho autonomia ao utiliza-lo. No software livre o usuário tem acesso ao código de fonte, o código é aberto, foi por essa liberdade também que Stallman lutou. 

Já com o software proprietário se eu quiser ter alguns programas específicos, terei que comprar e o código é fechado, pertence a empresa que o fabrica. 

Aah! gente boa, vou deixar uma animação bem legal para vocês, ela explica  o que é o software livre:




Espero que vocês tenham gostado, por hoje é só, tchau anjinhos!